(35) 3713-5254
Logo AAPA

Prefeito lança Projeto Melhor Amigo no Parque Municipal



 

Domingo, 03 de dezembro, o prefeito Sérgio Azevedo, acompanhado da primeira dama, Gisele Azevedo, de diversos secretários e servidores, lançou o Projeto Melhor Amigo, que contempla uma série de ações que visam o cuidado com os animais. A solenidade foi no Parque Municipal Antônio Molinari, onde foi inaugurado o Espaço Animal, uma área totalmente cercada e especialmente preparada para a diversão dos pets, com brinquedos que compõe um circuit dog, sacos coletores e lixeiras. “É ótimo porque vai juntar gente que gosta de animais. Achei grande, espaçoso e tem grama que eles adoram”, disse a estudante Líria Pedrosa, 25, que levou: Charlote, Chloe e Julieta,  as três cadelinhas de estimação dela, para conferir a novidade.

 

“Hoje é um dia de muita alegria porque estamos entregando um projeto completo, que abrange o cuidado com os animais, o bem estar e a preocupação em trabalhar a guarda responsável. Com certeza, Poços é uma das únicas, senão a única cidade do Brasil, a ter um projeto tão completo voltado para a causa animal. Quero agradecer a todos os servidores envolvidos neste trabalho, preparado com muito carinho e muito cuidado”, disse o prefeito Sérgio Azevedo.

 

“Um projeto que abrange os aspectos da legalidade e da segurança que a causa merece, com ações que contemplam todas as vertentes e fecham um ciclo que inclui: controle de natalidade, busca de lares para animais abandonados e a guarda responsável, para evitar o abandono”, afirmou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

 

“Trata-se de um projeto completo que envolve toda a causa animal e que visa a interação entre animal e ser humano, priorizando a saúde de ambos”, complementou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

 

“É um ganho muito grande para a causa animal, é uma luta eterna, mas a luta não é em vão”, afirmou Vera Lourdes Teixeira Facci, presidente da AAPA – Associação de Amigos e Protetores dos Animais, uma das clínicas credenciadas para o programa de castração gratuita de cães e gatos. O Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos teve o cadastro aberto na segunda-feira, dia 4. Serão 150 cadastros por semana, realizados na  Secretaria Municipal de Saúde – Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, na Rua Pará, nº 284, Centro (Entrada pela Rua Rio Grande do Sul), com atendimento de segunda a quarta, das 8h às 12h e mais informações pelo 3697 – 5977.

 

O projeto também inclui ampliação e melhorias no abrigo de animais, já em andamento; feira de adoção aos domingos no Espaço Animal, com animais do abrigo; atividades que orientem sobre a guarda responsável, também já realizadas nas escolas; adaptação do antigo castra móvel como veículo de transporte animal, para levar cães para a feira de adoção e também animais da zona rural para a castração, pelo Programa Municipal; reforma e ampliação do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, previstas para 2018, mediante licitação ainda a ser aberta.

 

O projeto Melhor Amigo prevê também a criação do Comvida – Conselho Municipal de Defesa e Valorização da Vida Animal. O prefeito assinou o projeto de lei, motivado pelo anteprojeto de autoria da vereadora Maria Cecília Figueiredo Opípari, que cria o Comvida. “Estou muito feliz e quero agradecer ao prefeito por acatar esta ideia. A gente não pode esperar que o poder público faça tudo e é uma forma da população participar também. Vamos juntar forças para desenvolver políticas públicas em prol dos animais”, declarou Maria Cecília, que participou da solenidade de lançamento do Melhor Amigo, representando a Câmara de Vereadores.

 

“Penso que a verdadeira política é a união de forças para o bem da cidade e assim, com o lançamento do Projeto Melhor Amigo, encerramos e encerramos muito bem, as comemorações pelos 145 anos de Poços”, finalizou Sérgio Azevedo.

 

O programa Melhor Amigo tem ações elaboradas pela Secretaria de Saúde, em parceria com as Vigilâncias Ambiental e Sanitária, com a participação das Secretarias de Defesa Social, Esportes, Obras e Serviços Públicos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

ATENÇÃO! A Clínica Veterinária da AAPA estará fechada a partir de 17 de dezembro e retornará seus atendimentos normalmente a partir do dia 04 de janeiro de 2016. Agradecemos a sua compreensão.
(35) 3713-5254
aapapc@yahoo.com.br
© 2014 | Todos os direitos reserdados
Trabalho Voluntário Out Paper Design de Interação