(35) 3713-5254
Logo AAPA

Belo Horizonte recebe, pela primeira vez, Mostra Internacional de Cinema pelos Animais

A Mostra traz às telas curtas, médias e longas-metragens que discutem temas como o uso dos animais na ciência, o forte vínculo de amor entre os cães e seus tutores, o abandono e descaso de animais de companhia, a exploração de animais para consumo.




Pela primeira vez Belo Horizonte recebe, de 6 a 12 de agosto, no Cine 104, a Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais, dedicada exclusivamente às questões ligadas ao universo animal. De minúsculos e franzinos ratos de laboratório a gigantescos elefantes selvagens, o projeto reúne mais de 10 produções brasileiras e estrangeiras – várias delas inéditas no país - que procuram explorar e desvendar aspectos diversos da complicada relação do ser humano com as outras espécies. 

 

“A Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais tem por tema a relação do ser humano com os (outros) animais, relação esta que vai do  amor extremo à exploração e crueldade inimagináveis. Trata-se de um tema pungente: cada vez mais o que fazemos com os animais afeta o meio em que vivemos, a nossa saúde e, é claro, os próprios animais de inúmeras formas. Debater este assunto é o propósito da Mostra Animal. A Mostra tem atraído participantes do exterior e de todo o Brasil. Cineastas amadores e profissionais têm preparado materiais especificamente para participarem da Mostra que cresce a cada edição”, ressaltou Marly Winckler, presidente-fundadora da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

 

Criada em Curitiba, onde é sucesso absoluto de público, a Mostra traz às telas curtas, médias e longas-metragens que discutem temas como o uso dos animais na ciência, o forte vínculo de amor entre os cães e seus tutores, o abandono e descaso de animais de companhia, a exploração de animais para consumo, dentre outros. Florianópolis, São Paulo, Brasília, Recife, Salvador, Vitória, Jundiaí e São José dos Pinhais também já foram agraciados com esse evento!

 

Além da exibição dos filmes, cujas sinopses estão no final do texto, a Mostra reserva espaço para bate-papo com representantes locais da causa animal que irão comentar os controversos temas levantados pelas obras.  

No local da Mostra haverá estande de venda de comida vegana.

 

A entrada para o evento é gratuita e não é necessário cadastro.

 

A programação completa está disponível no site oficial da Mostra 

http://www.mostraanimal.com.br/

 

As sinopses dos filmes estão em

http://www.mostraanimal.com.br/index.php/edicao-2014

 

Página do evento no facebook


www.facebook.com/events/466315763527193/

 

Banners da Mostra em anexo, para interessados em usá-los

​ em perfis de celular, redes sociais etc​
, como forma de apoiar e divulgar o evento.

 

 

Local: Cine 104

Praça Ruy Barbosa, 104 | Centro
Belo Horizonte/ MG 
Telefone: (31) 3222-6457

 

Data: 6 a 12 de agosto de 2015 (exceto 10/08/2015)

 

Organização: Sociedade Vegetariana Brasileira

http://www.mostraanimal.com.br

mostraanimal@svb.org.br

 

 

Sinopses dos filmes:

 

 

5ª feira, 6 de agosto

 

Fulaninho, o cão que ninguém queria abre a Mostra Animal BH, no dia 6 de agosto! Produzido pelo Instituto Nina Rosa, em 2001, esse curta metragem conta a jornada do cão Fulaninho que, depois de ser abandonado, aventura-se em busca de um novo lar. “Narrada” pelo próprio cãozinho por meio de uma linguagem simples e repleta de sentimento, a história aborda questões importantes como abandono, adoção e guarda responsável. Fulaninho, o cão que ninguém queria, será exibido às 19h15.

 

Tauromachine (França, 2012). Christophe Thomas, um ativista francês, decide salvar um touro (Fadjen) que teria como destino certo a arena sangrenta das touradas. Da raça “Touro Bravo”, os criadores alertaram que seria naturalmente agressivo, selecionado geneticamente para atacar o homem em um duelo até a morte. Mas será que o amor de um homem seria capaz de provar o contrário? Hoje, Christophe e Fadjen estão à frente do movimento mundial pelo fim das touradas. Tauromachine será exibido às 19h35.

 

Toda diferença do mundo (EUA, 2013) compartilha a história dramática e inspiradora de um dos maiores resgates de animais na história dos Estados Unidos, após a destruição de uma fazenda industrial de ovos por um furacão. Ele oferece um insight sobre uma questão que assombra muitos dos que lutam por justiça social: com problemas tão grandes e complexos, como podem os nossos esforços individuais significar alguma coisa ou fazerem real diferença diante da enormidade da tragédia e da injustiça? A resposta reside na abordagem corajosa adotada por esses salvadores de animais. Ao invés de sucumbir ao desespero, eles reúnem uma comunidade para juntos fazerem tudo o que podem, enquanto sabem que inúmeros indivíduos não poderão ser salvos. Ao mesmo tempo que carregam em seus corações o peso de todas as tragédias que eles são incapazes de impedir, eles também abrem-se à alegria que chega quando se dá tudo o que se tem para oferecer. Site: www.tribeofheart.org Diretora: Jenny Stein. Toda a diferença do mundo será exibido às 19h40.

 

Jim Morris, fitness ao longo da vida (EUA, 2014). Como fisiculturista professional por 30 anos, Jim ganhou muitos grandes títulos incluindo Mr. America, Mr. USA e Mr. International. Em 1996, Jim ganhou o Mr. Olympia masters com idade de 61 anos, sendo vegetariano. Em 2000, Jim se tornou vegano por motivos éticos e de saúde. Ele continua a treinar regularmente e trabalha como personal trainer em Venice, California. O filme explora a fantástica estória e os pensamentos fascinantes de Jim sobre a vida, envelhecimento e realização pessoal. Site: www.lifelongfitness.tv Diretor: Ryan Vance. Jim Morris, fitness ao longo da vida, será exibido às 20h.  

 

6ª feira, 7 de agosto

 

Nós (Brasil, 2014). A privação da liberdade é um dos piores retratos da violência que cometemos contra os animais não-humanos. Em um pacto com tradições antropocêntricas incompreensíveis, a limitação de movimentos suga, também, o psicológico – diariamente. O que fizemos? O que eles fizeram para merecer isso? Site: Diretora: Fernanda Lange. Exibição às 19h10.

 

Leitão pururuca (Brasil, 2014). Uma noite de Natal se transforma num velório macabro quando cristianismo e espiritualidade se chocam em poesia. Site: www.resgateseuamigo.com.br Diretora: Fiori Vonière.        Exibição às 19h15.

 

Planeat (Inglaterra, 2011). PLANEAT é a história da busca de três homens para encontrar uma dieta que seja boa para nossa saúde, boa para o ambiente e boa para o futuro do planeta. Com um elenco adicional de chefs pioneiros e a melhor culinária que você já viu, os cientistas e médicos no filme apresentarão um caso convincente para o Ocidente reexaminar o seu caso de amor com carne e produtos lácteos. O filme apresenta o inovador trabalho do Dr. T Colin Campbell na China explorando a ligação entre dieta e doença, o uso da dieta pelo Dr. Caldwell Esselstyn para o tratamento de pacientes com doença cardíaca, e as investigações do cientista Dr. Gidon Eshel sobre como nossas escolhas alimentares contribuem para o aquecimento global, uso da terra e zonas mortas do oceano. Com a ajuda de alguns agricultores inovadores e chefs, PLANEAT mostra como os problemas que enfrentamos hoje podem ser resolvidos, sem ter que recorrer a uma dieta de lentilhas e folhas de alface. Site: www.planeat.co.uk Diretores: Or Shlomi e Shelley Lee Davies. Exibição às 19h25.

 

Sábado, 8 de agosto

 

Pegada tóxica (EUA, 2014). Testes excruciantes são realizados em milhares de animais todos os dias para trazer novas drogas, cosméticos e pesticidas para o mercado. Reconhecendo que a experimentação animal é lenta, exige grandes recursos e não necessariamente prevê resultados confiáveis sobre a saúde de seres humanos, a Academia Nacional de Ciências dos EUA recomendou a mudança de testes com animais para métodos de ensaio sem animais, que são mais precisos e de baixo custo. Entenda porque o teste em animais não é a melhor opção sob o ponto de vista científico e ético, nessa dinâmica animação produzida pelo Comitê Médico pela Medicina Responsável (Physicians Committee for Responsible Medicine – PCRM), respeitada organização norte-americana. Site: TailofToxics.org e pcrm.org Diretora: Aryenish Birdie.   Exibição às 19h.

 

Penso, logo... Não durmo (Brasil, 2014). É difícil dormir imersa em tanta tranquilidade. Site: www.resgateseuamigo.com.br Diretor: Luara Lux. Exibição às 19h05.

 

Peaceable Kindgom: The Journey Home é um documentário norte americano, de 2012, vencedor de vários prêmios, que traz uma história fascinante de transformação e cura. O documentário explora o despertar da consciência de várias pessoas que cresceram no meio rural e que agora começam a questionar as premissas básicas do seu modo de vida. O filme mostra a ligação dos agricultores com os animais que estão sob seus cuidados, tornando clara a teia social, econômica e psicológica que leva ao seu dilema atual. Com depoimentos emocionantes, este documentário quebra as noções estereotipadas sobre agricultores, vida agrícola e os próprios animais. Saiba mais: http://www.peaceablekingdomfilm.org/. Peaceable Kindgom será exibido às 19h15. 

 

 

Domingo, 9 de agosto

 

Um pedido de desculpas aos elefantes (EUA, 2013). Narrado por Lily Tomlin e dirigido pela ganhadora do EMMY Amy Schatz, “Um pedido de desculpas aos elefantes” conta a problemática história dos elefantes em cativeiro. Um chamado para a compaixão e melhor tratamento, o filme é também uma súplica para que salvemos o que sobrou na Natureza de nosso mundo. Site: www.hbo.com Diretora: Amy Schatz.        Exibição às 19h.

 

Lolita, escrava pelo entretenimento (EUA, 2013). Este polêmico e premiado documentário independente desvenda a realidade perturbadora e os segredos obscuros da indústria multi-bilionária dos aquários, questionando a ética humana no relacionamento com animais para entretenimento. Retrata a comovente história de Lolita, uma baleia assassina mantida em exposição no Aquário Marinho de Miami, Flórida, por mais de 40 anos. Site: www.slavetoentertainment.com e www.rattlethecage.org Diretor: Tim Gorski. Lolita, escrava pelo entretenimento, será exibido às 19h40. 

 

Terça-feira, 11 de agosto

 

A história de uma mãe (Suíça, 2014). Um curta que conta a história trágica da vida de uma mãe. Site: www.vegan.ch Diretor: Adrian Marmy. Exibição às 19h.

 

Os papagaios selvagens de Telegraph Hill (EUA, 2013) é a verdadeira história de um boêmio de São Francisco e seu notável relacionamento com um bando de papagaios selvagens verdes e vermelhos. Mark Bittner, um músico de rua sem-teto em San Francisco, se encontra com o bando enquanto ele procura um sentido para a sua vida, sem saber que os papagaios selvagens vão lhe trazer tudo o que ele precisa. Site: www.pelicanmedia.org Diretora: Judy Irving. Exibição às 19h05.

 

Quarta-feira, 12 de agosto

 

ALF (França, 2013). 26 de dezembro ... Olivier Chartier, um policial francês, tem que descobrir o que aconteceu na véspera do Natal: Franck, um professor de teatro insignificante, foi colocado em prisão preventiva... Este homem, como suspeita Chartier, é membro de um grupo sem líder: a Frente de Libertação Animal ... Estas pessoas voluntariamente optam por quebrar a lei para salvar os animais, impulsionadas por sua empatia em relação a esses seres vivos torturados. Para eles, quando a linha da razão é cruzada, você tem que esquecer o que é legal para fazer o que parece ético. Site: www.alf-themovie.com Diretor: Jérôme Lescure. Exibição às 19 horas.

Fonte: Movimento Mineiro Pelos Direitos Animais

ATENÇÃO! A Clínica Veterinária da AAPA estará fechada a partir de 17 de dezembro e retornará seus atendimentos normalmente a partir do dia 04 de janeiro de 2016. Agradecemos a sua compreensão.
(35) 3713-5254
aapapc@yahoo.com.br
© 2014 | Todos os direitos reserdados
Trabalho Voluntário Out Paper Design de Interação